O evento, que se estenderá até 10 de abril, homenageará esta cantora, compositora e dramaturga, nascida em Ramos Mejía, Argentina (1930-2011), que renovou a forma de escrever poesia para crianças e ficou conhecida principalmente por seus livros e músicas.
O evento musical começará com um concerto de Yaima Orozco, intitulado Amazonas, dedicado às mulheres cubanas e que faz parte de seu álbum Mi libertad, que ganhou o prêmio de Melhor Álbum Nueva Trova Cubano na Feira Internacional Cubadisco 2020 -2021.
Santa Clara será o principal palco do evento, que também acontecerá nos municípios de Ranchuelo, Remedios e Caibarién, este último berço do violonista e compositor cubano Manuel Corona.
Haverá também inúmeros concertos, conferências, espetáculos teatrais, apresentações de livros, encontro de escritores e trovadores para meninos e meninas, e a apresentação da plataforma digital Sandunga.
O trovador Yeni Turiño, representante do comitê organizador, disse hoje à imprensa que a festa reúne figuras marcantes da música cubana como Polito Ibáñez, Nelson Valdés, Ariel Díaz, Rita del Prado, Ariel Barreiros, Axel Milanés e Edelys Loyola.
Também estarão presentes Fernando Cabrera, Fredy Laffita, Jesús Pérez, Pedro A. Zapata e Amaury del Río, entre outros, que conversarão com seus colegas de Villa Clara.
“Longina é um encontro nacional entre trovadores que permaneceram afastados durante a pior fase da pandemia do Covid-19, mas agora estamos aqui, prontos para mais uma vez encantar nosso público”, disse o organizador do evento.
jcm/jfd/jcfl