Ulises Fernández, diretora de Relações Internacionais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (Citma), informou que a entidade surgiu da necessidade de agilizar as conexões entre os mecanismos que aportam capital e os sujeitos que intervêm na execução das ações relacionadas à Proteção Ambiental.
Apesar de ter tido uma cooperação internacional significativa em relação a essas questões, ele disse que a continuidade desses esforços enfrenta barreiras significativas, algumas delas decorrentes do bloqueio dos Estados Unidos contra a ilha, o que dificulta o acesso a financiamentos e tecnologias necessárias.
Com o objetivo de ativar o tecido institucional, em sintonia com a atualização do modelo econômico do país, foi aprovada a criação da Fundação, cujos benefícios são necessários para países como Cuba, que é um pequeno estado insular em desenvolvimento com grandes vulnerabilidades, disse o oficial.
Com base nisso, e num contexto em que o país está a dinamizar a economia, propõe-se a criação da instituição como parte da arquitetura nacional para enfrentar as alterações climáticas, sublinhou.
Isto, adiantou ainda a fonte, iria inserir a sua atuação no atual processo de descentralização da gestão governamental, potenciando as capacidades a nível local, e ao mesmo tempo criando um espaço de consulta de ações e projetos onde todas as formas de governo intervêm ativamente. e atores econômicos.
Um dos seus fundamentos assenta na maximização das oportunidades financeiras que uma figura jurídica desta natureza permite receber e canalizar, sem suplantar os papéis das instituições estatais e outras associações e entidades legalmente constituídas.
Também procura intervir de forma mais direta e eficaz na implementação de ações climáticas com atores nacionais, acrescentou.
Outro propósito, aprofundado pelo Citma, reside na criação de capacidades próprias e afins que permitam que a organização nascente seja reconhecida como Entidade Nacional Credenciada junto ao Green Climate Fund e outras fontes de financiamento climático.
A sigla (IRIS) refere-se às palavras Pesquisa, Resiliência, Inovação e Sustentabilidade.
mgt/ifs/glmv