Os dados oficiais sobre esta questão são uma subestimação grosseira e a angústia é particularmente aguda na ausência de provisões de seguridade social para a maioria da população, disse uma declaração da organização política à qual a Prensa Latina teve acesso.
O desemprego piorou consideravelmente no país devido à forma como o governo lidou com a pandemia e suas políticas econômicas ultraliberais, diz a declaração.
As taxas de desemprego entre pessoas entre 15 e 29 anos de idade e aquelas com alguma educação formal são muito altas.
Para os grupos etários de 20-24 e 25-29 anos, os registros do indicador em 2020-21 foram de 39 e 13 por cento respectivamente.
Enquanto isso, para as pessoas que completaram 12 anos de educação formal foi mais de 10% e para aquelas com bacharelado ou superior, 20,4%.
O desemprego feminino está aumentando rapidamente e quase 35% das mulheres formadas estão desempregadas.
Além disso, o Congresso CPI(M) exigiu que o governo fornecesse 200 pessoas-dias de emprego a cada trabalhador e introduzisse uma garantia de emprego em todas as áreas urbanas da Índia.
Ela exigiu que o executivo aumentasse substancialmente seus gastos com educação e infraestrutura para gerar empregos.
Também apelou para a intensificação da luta para reverter as políticas neoliberais e avançar em direção a um caminho de desenvolvimento democrático que proporcione empregos decentes e um salário vivo para todos, de acordo com a organização partidária.
oda/abm/bm