Testes realizados pelos autores do estudo detectaram o coronavírus SARS-CoV-2 causador da doença nos órgãos reprodutivos masculinos, além do envolvimento principalmente do sistema respiratório e outros tecidos. A equipe do Instituto de Tecnologia da Índia confirmou que os homens se recuperaram da infecção e reduziram significativamente a contagem e a motilidade do esperma, assim como menos esperma normal do que aqueles que não foram infectados.
A análise de amostras por cromatografia líquida – espectrometria de massa tandem encontrou 27 proteínas em níveis mais altos e 21 em níveis muito baixos nos homens recuperados da doença versus o grupo de controle.
O SARS-CoV-2 tem efeitos diretos ou indiretos na saúde reprodutiva masculina que persistem após a recuperação, disseram os cientistas Firuza e Rajesh Parikh, entre outros colegas, em seus resultados.
Acrescentaram que os resultados também poderiam revelar insights sobre a fisiopatologia da reprodução humana em homens recuperados.
Para validar isto, entretanto, eles disseram que deveriam ser realizados estudos maiores e que um grupo de controle com condições semelhantes às da gripe deveria ser incluído para garantir que isto seja especificamente uma consequência do Covid-19.
Especialistas na área disseram anteriormente que muitos dos que deixaram para trás a positividade de patógenos experimentaram sintomas a longo prazo, tais como neblina cerebral ou problemas cardíacos, enquanto disseram que havia evidência de que isso afetava a fertilidade masculina.
acl/znc/bm