A proposta de Richards, segundo a mídia digital Jit, órgão informativo do Instituto Cubano de Esportes, veio durante uma reunião da Panam Sports com os Comitês Olímpicos Nacionais realizada na cidade norte-americana de Miami.
Lá, o ex-ginasta cubano expressou a disposição de seu país de oferecer bases de treinamento, assessoria na formação de treinadores, diplomas e mestrados na área de medicina esportiva.
Tudo isso, ressaltou Richards, para ajudar a elevar o desenvolvimento esportivo do continente, e qualificou esse tipo de contato como muito positivo.
O encontro, sediado no sul da Flórida, foi realizado com o objetivo de conhecer as diferentes realidades de cada um dos Comitês Olímpicos Nacionais, como funcionam e em que fase está a preparação para o ciclo olímpico mais curto da história.
Entre os temas mais debatidos estão os efeitos causados pela pandemia de Covid-19 no desenvolvimento do esporte, a importância dos 1º Jogos Pan-Americanos da Juventude de Cali 2021 e o apoio expresso pelos governos a projetos esportivos.
jcm/rws/glmv