O encontro avalia a gestão do PCC no controlo e promoção das políticas de produção e comercialização de alimentos e do programa de produção de açúcar, bem como a qualidade dos serviços prestados à população, disse o primeiro secretário da entidade no território, Manoel Perez.
O dirigente apresentou o relatório central ao encontro, disponibilizado à população durante semanas, em que são também analisadas medidas de melhoria do trabalho no comércio e gastronomia, trabalho político ideológico, atenção às novas gerações, comunidades e combate nas redes sociais.
O debate sobre o documento foi iniciado pelo setor sucroalcooleiro, cujos representantes ratificaram seu compromisso com a diversificação produtiva e alimentar para favorecer as comunidades onde residem.
O relatório especifica que o agronegócio açucareiro, atividade económica fundamental em 6 dos 8 municípios da província e com grande envolvimento no atendimento a mais de 75 comunidades, não cumpre o seu plano de produção açucareira.
Nesse sentido, destacou-se que os produtores de cana-de-açúcar podem e devem fazer mais e para isso é fundamental o trabalho das estruturas de base do PCC.
O documento também destaca o crescimento da militância em Las Tunas com a incorporação de 12 mil 341 membros nos últimos 6 anos.
Enfatiza a estratégia económica nacional e a promoção da produção agroalimentar e industrial, para a qual os programas de produção alimentar e de soberania alimentar são seguidos de forma sustentada, com resultados positivos nas vendas à população.
No entanto, persistem insuficiências de natureza subjetiva que afetam a produção, o que exige ações mais efetivas das estruturas do setor agropecuário, do Governo e maiores demandas do Partido, indica o relatório.
Da mesma forma, os participantes dão especial atenção à melhoria das condições de vida das comunidades vulneráveis e ao desenvolvimento local para aumentar a autonomia dos territórios e potencializar o trabalho dos governos territoriais, para o que se exigia a ação decisiva da militância partidária.
No dia anterior, Díaz-Canel participou das assembleias partidárias correspondentes às províncias de Guantánamo e Santiago de Cuba, nas quais os debates também se concentraram nas principais tarefas econômicas, no vínculo entre o PCC e a população e, dentro disso, os avanços na melhoria das condições dos sectores mais vulneráveis.
mgt/rc/glmv