Em sua sétima edição, o evento acontecerá de 14 a 16 de abril com um variado programa de ações dedicado à artista caribenha Lucía Huergo e à compositora argentina Eladia Blázquez.
A homenagem sonora será acompanhada pelas vozes de Rita del Prado, Enid Rosales, Ariadna Machado, Lien Rodríguez e Luna Pantoja, do teatro da Biblioteca Nacional José Martí, informaram os organizadores.
Da mesma forma, o documentário Lucía, mulher orquestra, inspirado em Huergo, que faz parte da seleta lista dos melhores instrumentistas da maior das Antilhas, chegará à tela da sala de Estudos de Animação do Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica.
Por sua vez, Hevia propõe uma aproximação à vida e obra de Blázquez, icônico cantor de tango, cujo repertório honrará o programa do recital previsto para o dia de encerramento do evento no Museu Nacional de Belas Artes.
“Após dois anos de ausência dos palcos de Havana, a Hevia irá encantar o seu público com um repertório que incluirá obras conhecidas e algumas novidades”, além de peças dos criadores homenageados, destaca o comunicado da organização.
Da mesma forma, o documento aponta as bases do evento que se tornou um espaço de visibilidade das mulheres como protagonistas, música de autor e tango como cúmplice, enquanto Cuba e Argentina batem com um coração que vive em duas almas.
carro/lb/glmv