Por meio de sua conta no Twitter, ele citou a frase de Martí “meus compatriotas puseram à prova meu desejo de servi-los” e instou o Partido Comunista de Cuba a fazer o mesmo.
Apoiado pelas primeiras associações patrióticas, o Herói Nacional José Martí criou a RPC em 1892 com o objetivo principal de alcançar a independência absoluta da maior das Antilhas e auxiliar na de Porto Rico.
Segundo documentos históricos, entre os momentos decisivos dessa organização estão a eleição de seus únicos funcionários: o Delegado (Martí) e o Tesoureiro (Benjamín Guerra).
A fundação da RPC foi proclamada a 10 de abril desse mesmo ano, quando se celebrou o aniversário da Assembleia de Guáimaro (1869), em que se estabeleceu a primeira Constituição da República.
Este novo tipo de partido, concebido há muito tempo por Martí, uniu os patriotas que mais uma vez combateram o colonialismo espanhol na ilha e arrecadaram os recursos para a guerra.
Segundo especialistas, com a morte do Apóstolo em 1895, a RPC perdeu seu caráter democrático e a promoção da independência de Porto Rico foi abandonada.
O novo Delegado Tomás Estrada Palma favoreceu a intervenção dos Estados Unidos em 1898 e depois decretou a dissolução da organização.
mem/idm/glmv