Da rua Galiano, nesta capital, os participantes desfrutarão de um programa que inclui também atividades infantis, uma exposição de projetos e projetos de desenvolvimento local e uma exibição de La Dulce Vida, filme de 1960 dirigido por Federico Fellini.
Organizado pela Editora e Gravadora (Egrem), o Governo Provincial do Poder Popular de Havana e a Agência de intercâmbio cultural e econômico com Cuba, o evento também reunirá artistas italianos como o pianista Giovanni Casella.
De acordo com Michele Curto, presidente dessa associação de solidariedade, os convidados internacionais verão a proeminência da música no cenário social da nação caribenha e seu papel como ferramenta de comunicação e modo de vida, e destacaram o valor da SRMA no desenvolvimento profissional da juventude.
“Para nós, este encontro é uma responsabilidade e dedicação desde 2019, após a celebração dos 500 anos da capital e a colocação de iluminação artística doada pela cidade de Turim. O objetivo era dizer aos cubanos que estamos sob o mesmo céu caiu e nós olhamos para ele juntos”, disse ele.
A Avenida Itália continua no próximo dia 11 com iniciativas da Casa de la Música, que visam defender este projeto abrangente de valorização e participação cidadã através da recuperação de espaços e estratégias de apoio a propostas inovadoras e artesanais.
Definida com os conceitos sabor, amizade, festa e desenvolvimento, a agenda de segunda-feira, dedicada a Nápoles, contém representantes da melhor música daquele território italiano; assim como a cantora da maior das Antilhas Haila María Mompié.
Na próxima terça-feira, os participantes deste evento prestarão homenagem aos profissionais cubanos do Contingente Internacional de Médicos Especializados em Desastres e Epidemias Graves Henry Reeve, enviado há dois anos a Crema e Turim para combater a pandemia de Covid-19.
mem/dgh/ls