Foi nessa data que um monumento foi inaugurado em Washington D.C. em homenagem ao ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 1964, que 54 anos após sua morte continua sendo um exemplo para muitas das pessoas que desejam um mundo melhor.
O valor de seu legado pode ser visto, em parte, no local de quatro acres que fica ao lado do National Mall, perto do Abraham Lincoln Memorial, onde King entregou seu vibrante e bem lembrado I Have a Dream (I have a dream) em 28 de agosto de 1963. A área dedicada ao ativista inclui a peça conhecida como Pedra da Esperança, com nove metros de altura, de onde emerge a escultura do lutador contra a discriminação racial e as diferenças econômicas.
Esta obra, esculpida pelo artista chinês Lei Yixin, mostra o reverendo olhando para o horizonte sobre a bacia do Tidal, em torno da qual milhares de cerejeiras florescem todos os anos, precisamente em datas próximas ao aniversário de seu assassinato, ocorrido em 4 de abril. de 1968.
A imagem de King e a montanha que a rodeia são compostas por 159 blocos de granito que foram transportados para o atelier de Lei na China, onde foram realizados 80% da obra, sendo o restante concluído pelo artista no atual espaço do monumento.
O primeiro do gênero a homenagear um afro-americano no National Mall, o conjunto arquitetônico também inclui uma parede em forma de meia-lua de 140 metros de comprimento, na qual são lidos trechos dos discursos e sermões do ativista.
(Retirado de Orbe)/sc