Às 08h00 locais abriram-se as mesas de votação, e a partir das 20h00 serão conhecidos os primeiros resultados das eleições que ontem começaram nos territórios ultramarinos.
Tal como aconteceu no sábado, neste domingo vigora o silêncio eleitoral, que se traduz na proibição de divulgação de propaganda e divulgação de pesquisas, programas e entrevistas dos candidatos ao Palácio do Eliseu, embora a mídia possa oferecer ao público o momento em que os políticos exercem sufrágio.
As pesquisas realizadas até sexta-feira refletiam unanimemente o favoritismo pela votação de 24 de abril do presidente Emmanuel Macron e da líder da extrema direita Marine Le Pen, uma previsão de que, se confirmada hoje, a reedição do duelo aconteceria na segunda volta cinco anos atrás.
O chefe do La France Insumisa, Jean-Luc Mélenchon, fechou a campanha em terceiro lugar, embora também com opções para avançar no retorno às urnas em duas semanas, enquanto a extrema-direita Éric Zemmour e a conservadora Valérie Pécresse parecem sem possibilidades , depois de ficar em segundo lugar nas pesquisas de opinião antes da concorrência.
A lista de candidatos é completada pelo ecologista Yannick Jadot, pelo secretário nacional do Partido Comunista, Fabien Roussel, pela prefeita socialista de Paris, Anne Hidalgo, pelos deputados Jean Lassalle e Nicolas Dupont-Aignan, representante do Novo Anticapitalista. Partido, Philippe Poutou, e a porta-voz da Luta dos Trabalhadores, Nathalie Arthaud.
De acordo com as projeções para essas eleições presidenciais, o abstencionismo poderia estar em torno de 30% dos cadernos eleitorais, ameaçando o recorde de ausências nas urnas nas eleições de 2002 (28,4).
A perda do poder de compra, o desemprego, a insegurança, a emigração, as alterações climáticas, a paz e as relações com a Europa foram os temas mais abordados pelos candidatos durante a campanha, tendo por base as principais preocupações da população.
Dado o impacto contínuo da Covid-19, uma pandemia que ressurgiu na França desde meados de março, as eleições estão ocorrendo com medidas sanitárias, que incluem a desinfecção das instalações destinadas à votação.
wmr/sc