23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Assembleia Nacional do Paquistão elege hoje novo primeiro-ministro

Assembleia Nacional do Paquistão elege hoje novo primeiro-ministro

Islamabad, 11 abril (Prensa Latina) A Assembleia Nacional do Paquistão elegerá hoje um novo primeiro-ministro após a demissão do anterior, Imran Khan, por meio de uma moção de censura.

Os dois candidatos aprovados para o cargo são Shehbaz Sharif, presidente da Liga Muçulmana do Paquistão-Nawaz (PML-N), e o ex-ministro das Relações Exteriores Shah Mahmood Qureshi, informou a Rádio Paquistão. Sharif foi designado pelos partidos da oposição como seu candidato conjunto, enquanto Qureshi foi proposto pelo agora governante Paquistão Tehreek-e-Insaf (PTI), informou o portal ARY News.

Khan foi deposto do governo depois que o corpo legislativo debateu a questão por mais de 12 horas e 174 deputados de 342 registraram seu voto de desconfiança, informou o site Geo News.

Pela primeira vez no Paquistão, um primeiro-ministro em exercício é demitido por meio de uma moção de censura, pois dois outros contra os quais tal resolução foi convocada renunciaram antes da votação.

Após sua queda, o PTI organizou protestos nas principais cidades, incluindo Lahore, Sialkot, Sahiwal, Karachi e Rawalpindi no domingo.

Os manifestantes eram a favor do ex-primeiro-ministro e contra uma suposta conspiração dirigida do exterior.

O protesto começou durante a sessão do Parlamento no sábado, mas as manifestações se intensificaram no domingo depois que Imran Khan anunciou no Twitter o início da luta contra a conspiração de mudança de regime estrangeiro.

Khan também discutiu seus planos futuros durante seu discurso final de primeiro-ministro à nação na sexta-feira, pedindo às massas que saíssem às ruas contra o que ele chamou de governo importado.

Ele prometeu que não ficará de braços cruzados e continuará a lutar contra a intervenção estrangeira nos assuntos internos do Paquistão.

Ele enfatizou que a nação terá que decidir em que tipo de Paquistão quer viver e que as massas devem proteger a democracia e a soberania do país e não o exército.

A crise política eclodiu quando o fundador do PTI Imran Khan perdeu sua maioria parlamentar depois que o Movimento Muttahida Qaumi e o Partido Awami do Baluchistão deixaram a coalizão governante.

O ex-capitão da seleção nacional de críquete vencedora da Copa do Mundo de 1992 foi eleito o 22º primeiro-ministro do Paquistão em 2018.

jf/abm/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES