Nesta província central, o Projeto de Desenvolvimento Local (PDL) Parque Humedal Grande-Laguna de La Leche, oferecerá novas opções aos viajantes internacionais e locais.
Localizado no município de Morón, o projeto pode ser incluído em excursões organizadas pela agência de viagens Ecotur, muitas delas partindo das proximidades de Cayo Coco e Guillermo.
O gerente deste PDL, Yuney Hamedh Cruz, disse à Agência Cubana de Notícias (ACN) que estão sendo feitos progressos neste sentido e o objetivo é apreciar as tradições históricas e culturais no chamado Circuito de Identidade, tais como uma aldeia aborígene, uma cabana Maroon, um quimbo haitiano e um batey.
Há também áreas prontas para a observação da abelha melipona, a trilha das orquídeas, o aquário, as instalações da gastronomia crioula e o Portal dos Sonhos – um anfiteatro onde serão realizadas atividades de educação ambiental e espetáculos culturais.
O local incentiva o reflorestamento com plantas endêmicas da região central do país, e a prevenção de atividades ilegais como o corte e a caça furtiva nos 10,56 hectares do parque.
Como parte dos benefícios, espera-se que os recursos hídricos da Laguna de La Leche, o maior lago de água doce natural de Cuba, com uma área total de 67,2 quilômetros quadrados e um comprimento de 14 quilômetros, sejam melhorados.
O Parque Humedal Grande está localizado no Grande Pântano Norte de Ciego de Ávila.
Este ecossistema gigantesco, com uma superfície de 226.875 hectares, é considerado o segundo maior de Cuba – depois da Ciénaga de Zapata – e foi declarado Sítio Ramsar em 2002 por seus valores ambientais.
mem/rfc/bm