24 de February de 2025

NOTICIAS

Propõem no Uruguai amortecer os preços dos combustíveis

Propõem no Uruguai amortecer os preços dos combustíveis

Montevidéu, 11 abr (Prensa Latina) O Movimento de Participação Popular (MPP) do Uruguai, hoje, exortou ao amortecimento dos preços dos combustíveis devido à sua forte influência no aumento do custo da cesta básica de alimentos.

A fim de mitigar o impacto da inflação na vida dos uruguaios, o setor da Frente Ampla (FA) liderado pelo ex-presidente José Mujica propôs 10 medidas possíveis.

Uma delas consiste na criação de um Fundo de Estabilização do Preço do Combustível, com recursos da Receita Geral sem afetar a rentabilidade da Ancap administrada pelo Estado, ou a regra do preço de paridade criada pela Lei de Considerações Urgentes (LUC).

O senador do MPP Charles Carrera argumentou que o Fundo de Estabilização é um instrumento de previsão que funciona como um mecanismo contracíclico de preços de petróleo que libera recursos para conter as mudanças na tarifa quando o valor do petróleo bruto aumenta.

Ele acrescentou que outra possibilidade é financiá-la com o que resta do Fundo de Estabilização de Energia, que foi criado durante os governos da FA para reduzir o impacto negativo dos déficits de água na situação da UTE antes da mudança da matriz elétrica e para limitar as importações de eletricidade.

Mas a LUC definiu que este fundo remanescente deveria ser destinado a obras de infraestrutura e o MPP apontou como opção que deveria ser redirecionado e incluído na lei orçamentária a ser considerada em meados do ano.

rgh/hr/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES