A Federação Cubana do esporte de bolas e golpes (FCB) reconheceu que o evento em questão é o cenário competitivo natural do território antilhano, sendo um de seus fundadores, respeitando sua história e a competitividade que o distingue.
Nesse sentido, Juan Reynaldo Pérez, presidente da FCB, lembrou que sua entidade solicitou adesão ao CBPC durante as 6 edições em que foi convidada para a feira entre 2014 e 2019, sem atingir o objetivo.
Durante seu discurso em uma coletiva de imprensa organizada no estádio latino-americano desta capital, Pérez considerou importante realizar este passo para obter maiores vínculos com as federações e ligas nacionais da região, para identificar todas as áreas viáveis de colaboração.
Depois de mais de meio século de ausência -53 anos- desde sua última participação, Cuba voltou -como convidada- à Série Caribe em 2014, algo que foi recebido com alegria pelos amantes do beisebol.
Açucareiros de Villa Clara, Vegueros de Pinar del Río, Tigres de Ciego de Ávila, Alazanes de Granma e Lenhadores de Las Tunas representaram a Série Nacional na competição, e mesmo este último ganhou a flâmula em 2015.
No entanto, a participação cubana foi de curta duração nesta segunda etapa e não há sinal de adesão à Confederação -por enquanto-, o que é reprovado pelo Executivo da FCB, cuja assembléia ocorreu no dia anterior e deixou como um dos resulta a eleição de Pérez à frente da organização.
A Série Caribe – correspondente a 2022 – aconteceu em Santo Domingo, República Dominicana, com a participação de seis equipes e deixou Caimanes de Barranquilla, representante da Colômbia, como monarca.
mem/jdg/glmv