As opiniões dos guias do Ministério do Turismo (Mintur) desta nação referem-se a esses critérios com base em pesquisas de quem visita esta nação em férias.
Cayo Santa María significa beleza e aventura, dizem. Paisagem com infraestrutura adequada e uma gastronomia que valoriza as receitas da tradição crioula, também inclui segurança quanto à situação sanitária relacionada ao Covid-19.
Um local extremamente paradisíaco, com conservação ambiental, e uma estrutura hoteleira e de serviços que surpreende os mais exigentes, na combinação perfeita de paisagem e conforto, impulso adicional de uma náutica recreativa de alto quilate.
É uma ilhota de areias brancas e águas extremamente limpas, característica que acompanha outras chaves, não menos famosas, ao seu redor, como Ensenachos e Las Brujas, nomes sugestivos capazes de atrair os mais céticos.
Para chegar ao local, o caminho ideal é por uma estrada sobre as águas conhecida pelos cubanos como Pedraplén, com 48 quilômetros de extensão, que parte da cidade de Caibarién, no norte da província central de Villa Clara.
Como se isso não bastasse, a outra novidade que esses lugares acumulam é que são as únicas três ilhotas cubanas conectadas entre si por estradas.
Além do prazer proporcionado pelo sol e pela praia, são lugares ideais para mergulho, snorkeling, iatismo e outras excursões, já que as autoridades turísticas da região oferecem aos viajantes mais de 30 tipos diferentes de opções de lazer.
A partir da Baía de Buenavista a paisagem é surpreendente, um local considerado Refúgio da Fauna com várias espécies endémicas, incluindo o rato Jutía. Essa baía faz fronteira com um amplo recife de coral e por esse ambiente você pode chegar a 500 chaves.
Em particular, Cayo Santa María, tem 13 quilômetros de comprimento e dois de largura, para transformá-lo no mais importante do grupo geográfico, com 18 quilômetros quadrados, conhecido como La Rosa Blanca de los Jardines del Rey.
Suas praias chegam a 11 quilômetros, com nomes significativos como Perla Blanca, Las Caletas, Cañón e Cuatro Punta.
Um cenário muito procurado por viajantes de todo o mundo, especialmente agora, face à reabertura turística deste país desde o passado dia 15 de novembro, e que já atrai a atenção de um bom número de agências de viagens e operadores turísticos globais.
rgh/rfc/glmv