Autoridades informaram na quarta-feira que equipes de resgate estavam desenterrando mais corpos com as próprias mãos e retroescavadeiras em vilarejos destruídos.
De acordo com relatórios oficiais, a maioria das mortes ocorreu na província central de Leyte, onde deslizamentos de terra devastaram comunidades. O prefeito da cidade de Abuyog, Lemuel Traya, informou que 13 pessoas morreram e cerca de 150 estão desaparecidas na cidade costeira de Pilar, que faz parte daquele município, depois que uma torrente de lama e terra empurrou as casas para o mar e enterrou a maior parte do assentamento.
“Tenho que ser honesto, não esperamos mais sobreviventes”, afirmou Traya, acrescentando que o pessoal de emergência agora está focado na difícil tarefa de recuperar os corpos.
O funcionário acrescentou que cerca de 250 pessoas estavam em centros de evacuação depois de serem resgatadas por barcos depois que as estradas foram cortadas por deslizamentos de terra.
Baybay City, também pertencente à província de Leyte, registrou 48 mortes e mais de 100 pessoas feridas, enquanto 27 ainda estão desaparecidas.
Além disso, três pessoas morreram na província central de Negros Oriental e outras três na ilha de Mindanao, no sul, segundo a agência nacional de desastres.
O número de mortos de Megi aumente à medida que as operações de resgate produzam mais corpos recuperados.
A tempestade forçou dezenas de portos a suspender temporariamente as operações, deixando milhares de pessoas presas no início da Semana Santa, um dos períodos de viagens mais movimentados do ano nas Filipinas.
Aconteceu apenas quatro meses depois que o Super Tufão Rai devastou partes do país, matando mais de 400 pessoas e deixando centenas de milhares de desabrigados.
As Filipinas estão classificadas entre as nações mais vulneráveis aos impactos das mudanças climáticas, sendo afetadas por uma média de 20 tempestades por ano.
Os cientistas alertam que os fenômenos naturais estão se tornando mais poderosos à medida que o mundo aquece devido às mudanças climáticas causadas pelo homem.
mgt /lp/cm