Devido ao impacto da guerra naquele país e aos desafios persistentes, a economia daquela região, desigual e frágil, terá mais dificuldades em avançar, especificou a organização internacional.
O Sudeste Asiático está passando por um aumento no preço das matérias-primas, problemas de abastecimento e vulnerabilidades nos setores financeiros, e a crise na Ucrânia só vai agravar a situação, segundo o relatório do BM.
Somam-se às limitações geradas pela pandemia de Covid-19 a situação de guerra e as sanções contra a Rússia por sua operação militar, que pressiona a renda real da população devido ao aumento dos preços do petróleo e dos alimentos. Presidente Hartwig Schafer.
A Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento e seu centro de estudos sobre o setor também apontaram que, em nível global, os efeitos da guerra na Ucrânia exacerbarão a atual desaceleração econômica no mundo e enfraquecerão a recuperação após a pandemia.
Essa instituição cortou as previsões de crescimento mundial para 2,6% em 2022, em comparação com uma projeção de 3,6% feita em setembro do ano passado.
jf/crc / fav