O programa da sétima edição será realizado até o próximo sábado, com apresentações em homenagem à artista caribenha Lucía Huergo e à compositora argentina Eladia Blázquez.
Esta homenagem sonora será acompanhada pelas vozes de Rita del Prado, Enid Rosales, Ariadna Machado, Lien Rodríguez e Luna Pantoja, do teatro da Biblioteca Nacional José Martí, de acordo com os organizadores.
Um dos destaques do evento é a exibição do documentário Lucía, mujer orquesta, inspirado em Huergo, que é um dos melhores instrumentistas da ilha.
Enquanto isso, Hevia propõe uma abordagem da vida e obra de Blázquez, cantor icônico do tango, cujo repertório irá melhorar o programa do recital programado para o dia de encerramento do encontro no Museu Nacional de Belas Artes.
“Após dois anos de ausência dos palcos de Havana, Hevia encantará seu público com um repertório que incluirá obras conhecidas e algumas novas”, assim como peças dos artistas a quem ela prestou homenagem, de acordo com o comunicado de imprensa dos organizadores.
No retorno ao palco, os organizadores ratificam as bases deste evento, que se tornou um espaço para a visibilidade das mulheres como protagonistas, a música do autor e o tango como cúmplice, enquanto unificam as sonoridades de Cuba e da Argentina, como um coração que habita duas almas.
mgt/lbl/bm