A instituição da capital planeja o Festival Internacional de Dança em Paisagens Urbanas, de 22 a 24 de abril, com master classes, conferências, painéis, propostas de dança e projeções audiovisuais vinculadas a essa manifestação artística.
Também será realizado o XI Encontro de Jovens Escritores da Ibero-América e do Caribe, dedicado ao poeta, artista visual e musicógrafo Sigfredo Ariel e organizado, entre outros, pela Casa de la Poesía e pelo Centro Hispanoamericano de Cultura.
A programação inclui ainda o V Encontro Internacional de Promotores de Poesia, consagrado ao centenário de nascimento de Jesús Orta Ruiz, o índio Naborí, e da poetisa Georgina Herrera, e com extensa agenda de leituras, recitais e minifeiras editoriais .
As exposições incluirão Welcome to Paradise, de Oswaldo Ruiz, na Casa del Benemérito de las Américas Benito Juárez, composta por diferentes fotografias e dois vídeos com eixo estrutural: o porto de Valparaíso e o porto seco de Jalisco.
O Museu Casa de la Obra Pía acolherá O Espinho e o Fruto, exposição da fotógrafa Cecilia Salcedo; e os portões do castelo da Força Real mostrarão México-Cuba: nações irmãs, que reúne em 80 folhas os principais eventos da relação bilateral desde os tempos pré-colombianos até o presente.
A visita aos ambientes patrimoniais, no âmbito da iniciativa Rutas y Andares, será outra das atividades da Feira Internacional do Livro, agendada para os dias 20 a 30 de abril com a presença de inúmeros autores estrangeiros, incluindo cerca de vinte do México.
mgt/dgh/glmv