Organizado pelo Centro Nacional de Música de Concerto, anexo ao Instituto Cubano de Música, o encontro apresenta em seu segundo dia um recital protagonizado por estudantes da Universidade das Artes e da dupla Concordes, da província de Cienfuegos.
Da mesma forma, o espaço Guitar in two worlds terá lugar com os artistas Abel Acosta, Yalit González, Pancho Amat, Eduardo Sosa, Pedro Beritán, Augusto Blanca e Pepe Ordaz, de acordo com o programa.
Com a colaboração especial do Maestro Jesús Ortega, o encontro recorda a vida e obra de “Ñico” Rojas e César Portillo de la Luz, no centenário do seu nascimento, bem como o meio século de fundação do Movimento Nueva Trova.
Até o próximo domingo, o Festival de Guitarra acontece nas salas de concertos do Gabinete do Historiador da Cidade (Igreja Paula e Basílica Menor do Convento San Francisco de Asís), na Biblioteca Nacional José Martí, na sede do Instituto Cubano de Música e centros culturais comunitários.
Além da ampla seleção de solistas, a agenda do evento inclui apresentações da Orquestra de Violões Sonatas de Havana, do Conjunto Solistas e da Orquestra de Câmara, ambos de Havana, além de convidados de outras províncias e do Maestro Joaquín Clerch.
Os organizadores também propõem a substituição de uma suíte de Beatriz Corona, baseada na música de Silvio Rodríguez; as versões de Ortega de peças de Isaac Albeniz e Ernesto Lecuona e a estreia da Suite Cubana, composta por Luis Manuel Molina e dedicada à flautista Niurka González.
mgt/lbl/bj