O vice-presidente comercial, Víctor Landa, explicou que, com o apoio de Tiendas Caribe, foi possível “abrir um novo ponto de venda para a rede Cuba Va de Prensa Latina para oferecer seus produtos e serviços a estrangeiros e locais”.
Esta é a segunda instalação na província de Villa Clara porque já existe uma no aeroporto internacional Abel Santamaría, que foi inaugurado em 2020, explicou.
O novo estabelecimento está localizado no centro da capital de Villa Clara, no popular e movimentado Parque Vidal.
Esperamos que atenda às expectativas dos visitantes estrangeiros e nacionais e dos habitantes da cidade porque oferecemos materiais para crianças e jovens como clássicos da literatura, e também para adultos com conteúdo político
ideológico, disse Landa.
Artesanato, tecidos estampados com a imagem de Cuba, souvenirs, entre outros, também serão vendidos, acrescentou.
Explicou que a Prensa Latina oferece livros próprios e de terceiros como Ocean Sur através de um acordo que permite a importação e comercialização desta editora.
Landa explicou que com esta loja de nome Rincón Latino, há um total de 14 já operando no país, das quais oito nos principais aeroportos cubanos.
O resto está na cidade de Pinar del Río e na zona turística de Viñales (oeste), quatro em Matanzas e o balneário de Varadero (também na região oeste), bem como nas cidades de Sancti Spíritus, ( Centro), e em Santiago de Cuba, (leste).
A Prensa Latina é uma agência de informação, inaugurada em junho de 1959, fruto do pensamento do líder da Revolução Cubana, Fidel Castro, do heróico guerrilheiro Ernesto Che Guevara, e seu primeiro diretor foi Ricardo Masseti, com o objetivo de divulgar a verdade sobre o novo processo em Cuba, distorcido pelos grandes monopólios da informação.
Após mais de 60 anos de existência e atuação, seus objetivos continuam muito semelhantes, aos quais se somam dar a conhecer a realidade da América Latina e do mundo, seus processos de mudança e as lutas dos povos.
Também aborda em seu elenco de notícias que transmite 24 horas, temas relacionados à ciência, cultura e artes, esportes, curiosidades, que são disponibilizados à sua sede por seus mais de 40 correspondentes distribuídos em todos os continentes.
Possui vários meios de comunicação como rádio, televisão, redes sociais e é a maior editora de publicações periódicas em Cuba.
Entre suas propostas estão o semanário Orbe, único jornal de língua inglesa do país, The Havana Reporter, revistas como Correos de Cuba, Cuba Internacional, Avances Médicos e muitas outras.
mem/otf/glmv