Organizado pelo Museu Nacional dedicado a este evento, o evento potencia as “possibilidades expressivas, estéticas, formais e conceptuais da disciplina”, e para isso aposta na coexistência de todas as suas variantes tipológico-criativas acompanhadas por uma pluralidade de discursos , eles apontam as bases da chamada.
Além da galeria de arte anexa ao Escritório do Historiador da Cidade de Havana, a Organização Não Governamental Kultura, Comunicação e Desenvolvimento (KCD ONGD) e a Agência Basca de Cooperação para o Desenvolvimento (AVCD) apoiam o desenvolvimento do encontro.
Os criadores cubanos interessados em participar do concurso, independentemente de onde residam, poderão apresentar embarcações ou contêineres, como peças ou instalações únicas, bem como murais ou painéis, esculturas e contêineres.
As bases do concurso estabelecem a estrita aderência às técnicas cerâmicas e para fazer qualquer acréscimo ou ultrapassar as dimensões de um metro e meio, os artistas devem consultar a direção do museu antes de sua execução.
O júri composto por destacados apoiantes do evento atribuirá um grande prémio, que consiste numa bolsa de criação artística, uma exposição pessoal e um original do criador Alfredo Sosabravo.
Para conhecer os detalhes da convocação, os interessados podem se comunicar através do endereço eletrônico do Museu Nacional de Cerâmica Cubana Contemporânea: ceramica@patrimonio.ohc.cu ou dirigir-se diretamente à sua sede, localizada em Havana Velha.
rgh/lbl/glmv