Os trabalhos também aumentarão o treinamento de novos engenheiros hidrelétricos paquistaneses e outros especialistas, informou o The Islamabad Post.
Grandes esquemas hidrelétricos no Paquistão, como a barragem de Diamer Basha e as represas de Mohmand e Dasu, entre outros, permitem aos jovens engenheiros aprender e compartilhar sua experiência com especialistas estrangeiros, especialmente os chineses.
O novo pool de especialistas tem grandes perspectivas, pois tem imenso potencial para geração de energia hidrelétrica.
O presidente da Pakistan Water and Power Development Authority (Wapda), tenente-general (Retd) Muzammil Hussain, enquanto informava o novo primeiro-ministro Shehbaz Sharif sobre o andamento das obras, disse que uma estratégia multifacetada para o desenvolvimento de energia hidrelétrica e armazenamento de água está sendo perseguida sob a visão da chamada “Década das Barragens”.
Wapda está atualmente construindo até 10 megaprojetos para ajudar a garantir a segurança hídrica, alimentar e energética do Paquistão.
Juntos, esses projetos devem criar 35.000 oportunidades de emprego e contribuir significativamente para a melhoria socioeconômica de áreas subdesenvolvidas.
Um desses exemplos é a barragem de Diamer Basha, cuja conclusão está prevista para 2029, que poupará ao país dois bilhões e meio de dólares por ano e facilitará a irrigação de 500.000 hectares de terra.
mem/abm/bm