5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Partido dos Trabalhadores acusa Bolsonaro de propaganda antecipada

Partido dos Trabalhadores acusa Bolsonaro de propaganda antecipada

Brasília, 18 abr (Prensa Latina) O Partido dos Trabalhadores (PT) moveu mais uma ação de propaganda eleitoral antecipada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o presidente Jair Bolsonaro pela caravana motorizada que este organizou em São Paulo.

O site oficial do PT denuncia que o ex-militar liderou um comboio de motocicletas (cerca de 3.700) na última sexta-feira em um ato chamado Acelerando para Cristo.

De acordo com os advogados Eugênio Aragão e Cristiano Zanin, responsáveis pela ação apresentada ao TSE, Bolsonaro participou da organização do evento, chamou-o publicamente, dirigiu sua motocicleta pelo trajeto estipulado, desfilou em veículo aberto e entrou em um carro de som para fazer um comício e pedir votos.

O PT argumenta que afasta, dos fatos narrados, qualquer tentativa de classificá-los “como decorrentes do exercício do cargo de Presidente da República ou de considerar o réu um mero beneficiário dos atos”.

A comitiva convocada pelo líder de extrema-direita custou aos cofres públicos do estado cerca de um milhão de reais (cerca de 200 mil dólares), usados para o reforço da segurança, segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo.

“Uma força de mais de 1.900 policiais militares será utilizada na operação em todo o trajeto para proteger pessoas, preservar bens e garantir o direito de entrada e saída, bem como a livre participação no ato e a fluidez do trânsito” , acrescenta a nota do órgão público.

Os gastos com a primeira caravana de motocicletas na capital paulista, em junho, que também foi capitaneada por Bolsonaro, passaram de 1,2 milhão de reais (240 mil dólares) e contaram com a participação de 1.433 policiais, cinco aviões, 10 drones e cerca de 600 veículos.

O PT apresentou na semana passada no TSE outras duas ações de propaganda eletiva fora de época promovidas pelo ex-capitão do Exército.

A primeira denúncia referia-se à participação da Sociedade Rural do Paraná e do deputado Filipe Barros na organização de uma caravana no dia 8 de abril no sul do estado, com pedido de apoio de Bolsonaro. Uma segunda representação relata a presença de outro comboio de pessoas e motocicletas na mesma região.

Diante dos fatos, o partido solicitou a condenação de Bolsonaro, da Sociedade Rural do Paraná e que Barros pague multa com o valor máximo previsto em lei, haja vista a promoção do evento como campanha eletiva antecipada.

Um artigo de lei estabelece 16 de agosto do ano eleitoral como a data após a qual a propaganda é permitida. Ou seja, qualquer divulgação a favor dos candidatos em período anterior a essa data deve ser considerada intempestiva.

Inicialmente, o PT apresentou três ações à Justiça Eleitoral em face de uma nova campanha de difamação vulgarizada contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

mem/ocs/bj

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES