“Há vários países que gostariam de cooperar conosco. Por exemplo, Cuba é um dos projetos mais recentes em que estamos trabalhando. Ou seja, nossos cidadãos poderão usar o cartão Mir em Cuba”, disse Skorobogatova em uma reunião de trabalho da Duma do Estado (Câmara Baixa do Parlamento).
A funcionária afirmou que há outros dois países com os quais Moscou está avançando nas negociações, mas não deu seus nomes, embora tenha dito que são nações para as quais os turistas russos viajam muito.
Atualmente, os cartões Mir são aceitos na Turquia, Vietnã, Armênia, Uzbequistão, Bielorrússia, Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão, Ossétia do Sul e Abkhazia.
O ministro do Turismo da embaixada cubana na Rússia, Juan Carlos Escalona, destacou que o uso desses cartões de pagamento na nação antilhana constitui um passo importante para a reabertura do turismo naquele país.
Ele indicou que os visitantes da nação eurasiana poderão pagar por seus serviços na ilha com a Mir assim que os voos entre os dois países forem retomados.
O mercado russo tornou-se uma das principais entradas de turistas para Cuba nos últimos dois anos, situação afetada pelo fechamento do espaço aéreo nas principais rotas entre este país e a região do Caribe devido a sanções ocidentais, após o início da operação militar na Ucrânia.
jf/mml/ls