Em comunicado oficial, a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA) explicou que o objetivo da agência era lançar o Artemis 1 em meados de junho, mas com as dificuldades encontradas, será difícil finalizar esse plano antes de julho. A missão será uma viagem de ida e volta não tripulada ao redor da Lua.
Em 17 de março, a NASA transferiu o foguete gigante SLS (Space Launch System)com uma cápsula da tripulação Orion do Space Vehicle Assembly Building (VAB) sob ele para a plataforma 39B buscando finalizar seu lançamento.
O procedimento incluiu o carregamento do SLS com propulsores de hidrogênio líquido e oxigênio líquido e a realização de várias contagens regressivas de lançamento simuladas, no entanto, ‘wet dress rehearsal’ (o ensaio com vestuário molhado) que começou em 1º de abril, não foi concluído em 48 horas como planejado.
Além de problemas técnicos, o lançamento em 8 de abril da missão privada de astronautas Ax-1 da plataforma adjacente 39A atrasou consideravelmente o plano.
Em 16 de abril, os responsáveis finalmente decidiram transportar o foguete de volta ao VAB para resolver os problemas detectados e a transferência não ocorrerá até 26 de abril e levará cerca de 12 horas, explicou a NASA.
Diante dessa situação, o vice-administrador associado para o desenvolvimento de sistemas comuns de exploração na sede da NASA em Washington, Tom Whitmeyer, disse que a equipe da missão ainda não tem certeza de quanto trabalho eles têm pela frente.
No entanto, ela afirmou: “Nós absolutamente vamos voltar à plataforma novamente; nós absolutamente vamos fazer um wet dress rehearsal”.
Inicialmente, a NASA havia planejado para abril ou maio o lançamento da missão Artemis 1 preparada para uma viagem de ida e volta ao redor da Lua, o primeiro passo para missões tripuladas com o objetivo final de colocar os astronautas de volta naquela superfície.
jcm/cdg/cm