Organizada pela Comissão da organização regional, a reunião precede o Comitê Técnico Especializado em Migração, Refugiados e Deslocados Internos, que ocorrerá pessoalmente nos dias 23 e 24 de maio em Malabo, Guiné Equatorial.
O Comitê, que reunirá ministros dos estados membros da UE, considerará e validará vários documentos legais e políticos nas áreas de intervenções humanitárias e governança migratória na África. Os três dias de trabalho de Adis Abeba, de acordo com os organizadores, “concentrar-se-ão na validação de um importante instrumento legal que contribuirá para a operacionalização da Agência Humanitária Africana”.
Os participantes também discutirão questões relacionadas à “governança da migração dentro e fora da África e vários documentos políticos que melhorarão o tratamento eficaz das questões de migração, refugiados e deslocamento”.
“Também discutirá o relatório de progresso sobre a implementação do Protocolo sobre a livre circulação de pessoas no continente” e será preparatório para a Cúpula Humanitária e a Conferência de Promessas programada para 25-27 de maio em Malabo propriamente dita.
acl/raj/bm