O feriado de três dias de sexta-feira a domingo permitiu uma recuperação de 93% nos serviços de hotelaria, ao contrário do que foi registrado em 2019, antes da pandemia de Covid-19.
Os números preliminares revelaram que havia cerca de 1,5 milhões de pessoas viajando e os gastos turísticos geraram 31 milhões de dólares, 72% do que foi alcançado três anos atrás.
Da mesma forma, a despesa média por viagem turística foi de 64 dólares, um aumento de três por cento.
Após os indicadores positivos, o Ministro do Turismo, Niels Olsen, agradeceu o apoio dos cidadãos que escolheram diferentes destinos turísticos no Equador durante as férias e colaborou com a reativação do setor.
A este respeito, disse que as estatísticas são um resultado positivo da gestão adequada da pandemia, do bem-sucedido Plano de Vacinação, da liberação de capacidade e de outras ações para impulsionar a economia e o desenvolvimento da indústria do lazer.
“As férias no Equador são produtivas e geram trabalho para milhares de famílias”, disse, observando que nesta ocasião, assim como nas férias do carnaval, houve uma redução de 12% para 8% no Imposto sobre o Valor Agregado (IVA) nos serviços turísticos.
A medida facilitou o acesso a diferentes destinos a um custo inferior ao habitual.
Os números indicam que o setor está recuperando sua força, o que é demonstrado pelo crescimento experimentado desde o quarto trimestre de 2021.
acl/scm/bm