O sistema é composto por nove módulos, entre os quais se destaca um para cadastro de pessoas, gestão de movimentos trabalhistas, segurança e saúde ocupacional e seleção de pessoal, que permitirá a contratação digital no país.
Adelaida Puente, diretora de Organização, Planejamento e Informação do Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTSS), disse à Agência Cubana de Notícias que a ferramenta digital abrevia os procedimentos de aposentadoria e permite saber se os requisitos para a mesma estão cumpridos e calcular o valor possível a receber.
Acrescentou que o sistema terá estatísticas sobre o mercado de trabalho, ofertas de emprego e um repositório com as normas legais relativas às relações laborais em vigor no país.
Enit Martínez, diretora de Tecnologia da Informação do MTSS, explicou que o aplicativo informatizado permitirá a inclusão de atores não estatais na economia e facilitará a análise da demanda de mão de obra nos municípios e a elaboração de planos de ingresso no ensino médio e ensino superior.
Cuba conta com um programa nacional de governo eletrônico que define entre suas prioridades a criação de novas capacidades, a diversificação dos atores tecnológicos do setor e o fortalecimento dos programas de governo eletrônico nos diferentes municípios.
Até à data, segundo fontes ministeriais, a ilha conta com mais de sete milhões de assinantes de telemóvel, dos quais mais de cinco milhões acedem à Internet através da utilização de dados móveis.
mem/jfs/cm