Em um evento realizado ontem, os participantes percorreram a biografia do Herói Nacional Cubano, destacaram sua marca na literatura e elogiaram seu pensamento político.
Durante o evento, chamado Thinking Marti da perspectiva da cultura, eles dedicaram poemas ao autor dos Versos Sencillos, da Era de Ouro, e ao fundador do Partido Revolucionário Cubano.
Através de um vídeo, apresentaram brevemente a riqueza cultural do povo cubano, que está enraizada nas raízes de sua nacionalidade.
O evento tornou-se um espaço para recordar as lutas pela independência cubana, a vitoriosa Revolução de 1959 liderada por Fidel Castro, inspirado pelo pensamento de Martí de derrubar a ditadura de Fulgêncio Batista e levar adiante um processo de mudança que inspira os povos do mundo de hoje.
Da mesma forma, rejeitar o bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos desde o início da Revolução nascente, a fim de extinguir seu exemplo.
Também foi feita uma homenagem às mulheres cubanas cujo papel foi transcendental nas lutas pela independência do país antilhano e na construção da nova sociedade socialista.
Vilma Espín e Haydée Santamaría foram lembradas, duas destacadas mulheres cubanas que se dedicaram a consolidar as mudanças através da participação das mulheres nas diferentes tarefas e na conquista de seus direitos, e através da cultura e da unidade latino-americana, a partir das diferentes frentes que cada uma ocupou dentro da Revolução.
Os membros da Casa Caribe declararam que é necessário demonstrar solidariedade com Cuba por todas as suas contribuições à humanidade em áreas como saúde, educação, esporte e cultura.
A este respeito, foi destacado o papel desempenhado pela pátria de Martí na luta contra a pandemia de Covid-19 no mundo.
Os participantes lembraram o envio de brigadas médicas a mais de 40 nações para ajudar a resolver a grave emergência sanitária, incluindo países europeus, como a Itália. Também, em meio a este cenário e com as limitações impostas pelo bloqueio econômico, financeiro e comercial, Cuba desenvolveu várias vacinas próprias com as quais imunizou sua população, inclusive as crianças, contra a doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, entre elas Abdala, Soberana 02 e Soberana Plus.
acl/otf/bm