O Vice-Presidente Executivo Delcy Rodríguez informou na véspera um aumento de 28.000 novos contribuintes legais que cumpriram suas obrigações fiscais no final do primeiro trimestre de 2022.
Rodriguez disse que o Serviço Nacional Integrado de Administração Aduaneira e Tributária (SENIAT) registrou no final de março uma coleta de 5.458 bilhões de bolívares (mais de um bilhão 200 milhões de dólares), o que significou um aumento de 353 por cento em relação ao mesmo período do ano passado.
As importações também registraram um aumento significativo de 84%, de 679.225 milhões dólares nos três primeiros meses de 2021 para 1.249 bilhões de dólares em 2022, apontou o vice-diretor.
Da mesma forma, a Venezuela exportou um total de 147 milhões de dólares no primeiro trimestre do ano, o que significou um crescimento de 182 pontos percentuais em comparação com o período anterior.
O vice-presidente executivo destacou que o país está fazendo progressos na quebra do ciclo perverso causado pelas medidas coercitivas unilaterais implementadas pelos Estados Unidos.
Em um relatório recente, o banco de investimento suíço Credit Suisse ajustou suas projeções para a economia da Venezuela para 2022, estimando o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 20 por cento.
A empresa de serviços financeiros corrigiu sua estimativa anterior de 4% de expansão do PIB para o ano corrente, acrescentando que este indicador poderia estar em torno de oito pontos percentuais em 2023, de acordo com informações amplamente divulgadas na imprensa local.
“Se estivermos certos, estes números podem estar entre os níveis de crescimento mais fortes do mundo”, disse a fonte.
Acrescentou que a inflação estará acima de 70% até 2022, modificando assim a previsão anterior de cerca de 150 pontos percentuais.
acl/wup/bm