As negociações do defesa-central do Barcelona, com a empresa que detém, a Kosmos, em conluio com o dirigente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), levaram à transferência da Supertaça nacional para a Arábia Saudita, com um contrato multimilionário até 2030.
Os áudios revelados pelo El Confidencial, que enfrenta um processo movido por Piqué e eventualmente Rubiales, ao menos vislumbram suspeitas de más práticas e falta de ética.
As conversas, claramente autênticas, revelaram que ambos teriam acordado uma comissão de 24 milhões de euros para levar a Supercopa da Espanha à Arábia Saudita.
“Não parece que haja um problema legal sobre o assunto porque a RFEF é uma entidade privada e aparentemente pode fazer negócios, mas para mim não é ético ou estético”, disse o presidente do Conselho Superior de Esportes (CSD) a rede COPE, da Espanha, José Manuel Franco. O dirigente ressaltou que considera inapropriado que Piqué atue como juiz e parte, ao mesmo tempo em que expressou seu desejo de que a Supercopa seja disputada na Espanha, embora tenha admitido que não tem jurisdição sobre o contrato com a Arábia Saudita.
Os áudios da mídia indicam que a RFEF introduziu duas cláusulas no contrato para obrigar o país do Oriente Médio a pagar ao Kosmos quatro milhões de euros por ano como taxa de sucesso, ou então a Supercopa não continuaria lá.
Além disso, segundo o El Confidencial com base nos áudios, tanto Piqué quanto Rubiales garantiram a presença de Barcelona e Real Madrid no torneio especial, como um gancho para obter as comissões milionárias.
Rubiales, que se apresentará à imprensa nesta quarta-feira, garantiu que tudo foi transparente e explicará detalhadamente tudo o que aconteceu com o contrato.
Diante de uma tentativa de ser respingado, o rei emérito, Juan Carlos de Borbón, pediu à apresentadora do espaço Antena 3 Espelho Público, Susanna Griso, que negasse informações sobre a operação de Piqué com a RFEF.
“Susanna, negue categoricamente (…) Piqué me colocou no WhatsApp para me ver, porque ele estava vindo para Abu Dhabi para apresentar sua Copa Davis e eu lhe disse muito gentilmente que não estaria aqui, mas nunca sobre o outro”, observou o soberano.
De qualquer forma, a novela continua, com o anúncio do El Confidencial de que nesta quarta-feira revelará novos áudios.
oda/ft/cm