A espécie recém-descoberta pertence ao grupo das enguias Congrid e foi batizada como Ariosoma indicum, a propagação do portal Down to Earth.
O termo indicum significa que foi encontrado na Índia, explicou Anil Mohapatra, cientista sênior do centro de Gopalpur-on-Sea do Zoological Survey of India.
Especialistas do Conselho Indiano de Pesquisa Agrícola, do Escritório Nacional de Recursos Genéticos de Peixes, do Centro Regional de Biologia Estuarina do Serviço Zoológico da Índia, confirmaram após dois anos de pesquisa, estudos taxonômicos e análise molecular que Ariosoma indicum é uma nova espécie.
Segundo os estudiosos, a enguia tem o corpo marrom-esverdeado, com tênues faixas escuras na parte dorsal da cabeça, pequenas manchas de pigmentação escura nas extremidades do maxilar inferior, barbatana peitoral bicolor e comprimento de 362 milímetros.
Da mesma forma, os dentes vomerianos são curtos e pontiagudos em forma de cunha, com três ou quatro fileiras na parte anterior.
Ariosoma indicum é possivelmente distribuído ao longo da costa indiana, incluindo as águas costeiras dos estados de Kerala e Bengala Ocidental.
A nova espécie de enguia não está incluída na lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza ou na Convenção sobre Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas de Fauna e Flora Selvagens.
É necessário continuar seu estudo para conhecer seu estado nutricional, acrescentaram os pesquisadores.
JCM/abm / fav