Para iniciar o processo de adesão ao bloco, uma maioria esmagadora dos 200 membros da legislatura unicameral deve votar a favor da adesão ao bloco militar.
Segundo a mídia finlandesa, cerca de 100 deputados estão atualmente prontos para votar a favor da adesão à OTAN, 12 estão contra, enquanto os demais aguardam o início do debate antes de decidir sobre uma posição.
No início de abril, a primeira-ministra finlandesa Sanna Marin declarou que a Finlândia decidiria, nas próximas semanas, se se juntaria ao corpo militar.
Apesar de sua neutralidade histórica, após o início da escalada do conflito militar no leste da Ucrânia, a possibilidade de adesão à OTAN está sendo ativamente discutida na Finlândia.
Enquanto anteriormente a maioria dos finlandeses era contra a adesão à aliança, as recentes pesquisas de opinião pública mostram um aumento do sentimento a favor da mesma.
Assim, de acordo com as últimas pesquisas, 62% dos entrevistados eram a favor da adesão ao bloco, 16% eram contra e os demais tinham dificuldade em responder.
jcm/to/amp/bm