Johnson veio para aquela cidade vindo de Gujarat, o quinto maior estado da Índia e que abriga metade da população anglo-indiana do Reino Unido, para se reunir com os principais líderes de grupos empresariais e discutir os vínculos econômicos e comerciais, bem como de pessoas, destacou a agência Zee News.
Durante o dia, o primeiro-ministro do Reino Unido irá à Universidade de Biotecnologia de Gujarat e ao Templo Akshardham em Gandhinagar, e à tarde partirá para Nova Delhi.
O primeiro-ministro visitante participará de uma cerimônia na residência presidencial Rashtrapati Bhawan na sexta-feira e depois colocará uma coroa de flores no Memorial Mahatma Gandhi.
Johnson se reunirá então com seu colega indiano, Narendra Modi, para conversas sobre defesa estratégica bilateral, parceria diplomática e econômica.
Da mesma forma, Johnson conversará com o ministro indiano das Relações Exteriores, Subrahmanyam Jaishankar.
Johnson aproveitará sua estadia para promover as negociações do Acordo de Livre Comércio que começaram no início deste ano.
A terceira rodada de diálogo começará na próxima semana e os dois lados estão dispostos a dobrar o intercâmbio bilateral até 2030.
No ano passado, Johnson e Modi concordaram com uma Parceria Estratégica Abrangente entre os dois países, comprometendo-se a aprofundar o relacionamento nas áreas de comércio, saúde, clima, defesa e segurança e conectar os dois povos.
A Índia foi identificada como uma relação prioritária pelo Reino Unido e foi convidada por Londres para a reunião do G7 do ano passado em Carbis Bay.
Durante a visita de Johnson, as duas nações revisarão a implementação do Roteiro 2030, estabelecerão sua visão para aprofundar a cooperação e trocarão opiniões sobre questões regionais e globais.
jf/abm / fav