No início do segundo dia da visita do governo a Havana, o presidente soube na Universidade de Ciências Pedagógicas Enrique José Varona que desde que esta iniciativa foi anunciada em fevereiro, 27 ações foram planejadas, principalmente no desenvolvimento da infra-estrutura.
O objetivo deste projeto é implementar pesquisas na Ciudad Escolar Libertad, que podem então ser generalizadas para outras comunidades educacionais e assim contribuir para a formação integral da gestão científica, de acordo com uma nota sobre o relato da Presidência da República no twitter.
Na reunião, o reitor da Universidade Milda Lesbia Díaz Masip apresentou uma atualização sobre os principais projetos já em andamento, muitos dos quais envolvem diferentes setores e empresas.
A agenda de trabalho da visita do governo a Havana inclui uma visita do Primeiro Ministro Manuel Marrero ao município de Habana del Este, onde ele está analisando a implementação da Estratégia de Desenvolvimento Econômico e Social do território.
O prefeito do município, José Ángel Ordaz Pacheco, informa sobre a situação do território em áreas-chave como saúde, habitação e planos de desenvolvimento social.
Desde quinta-feira, as autoridades cubanas têm avaliado a implementação dos programas de desenvolvimento do país nesta capital como parte da gestão do governo com o objetivo de aproximar o processo de controle e tomada de decisões da base produtiva e social.
No primeiro dia de trabalho, o Presidente cubano e o Primeiro Ministro conheceram as ações da Universidade de Havana para promover a ciência e a inovação, o progresso do programa de implantes cocleares no Hospital Borrás-Marfán, e as atividades turísticas no Hotel Nacional.
Eles também aprenderam sobre as experiências de uma cooperativa de construção não agrícola, a luta contra o crime e a inflação e ações para revitalizar a vida comunitária nos bairros da capital.
mem/jfs/bm