A organização Casa de David dedicou uma sessão de dança ao falecido artista e recordou a sua marca com uma digressão por algumas das suas canções mais populares.
Seu fundador Huo Yaofei ou David (seu nome em espanhol) disse à Prensa Latina que com a homenagem pretendia mostrar respeito por uma figura marcante na cultura cubana e que ele definiu como um dos melhores flautistas daquele país, da América Latina e do Caribe .
Ele lamentou a perda de El Tosco, depois de destacar o trabalho à frente de sua orquestra NG La Banda e a contribuição para o desenvolvimento e projeção internacional da chamada “timba” cubana.
Queria que a memória e o legado de José Luis Cortés perdurassem como flautista e defensor da música de dança popular da maior das Antilhas, depois de confessar ser um amante de suas canções como La Bruja e Échale Limón. El Tosco morreu em 18 de abril em Havana, aos 70 anos, após sofrer um derrame hemorrágico.
Foi um renomado flautista, arranjador, compositor, produtor musical e diretor da orquestra NG la Banda, com a qual manteve a preferência de bailarinos cubanos e latino-americanos desde sua fundação em 1988.
Por sua popularidade e maestria, ele mereceu o Prêmio Nacional de Música em 2017.
mem/ymr/mmd