Este critério é enfatizado pelo Ministério do Turismo (Mintur) desta ilha ao enunciar uma vasta lista de balneários reconhecidos para usufruto de viajantes de todo o planeta.
Cuba tem mais de 200 praias e para ser mais preciso, dos 588 quilômetros destas, 256 fazem parte das 12 principais regiões de desenvolvimento turístico.
Cayo Santa María, por exemplo, na região centro-norte cubana, é um dos pontos de lazer mais destacados do país e, antes do Covid-19, registrava muitos viajantes repetidos, especialmente europeus. Mesmo agora, está aberto para aqueles que querem descansar neste país.
São ilhotas de areia branca e águas extremamente limpas, característica que acompanha outras chaves, não menos famosas, ao seu redor, como Ensenachos e Las Brujas.
Além do prazer oferecido pelo sol e pela praia, são locais ideais para mergulho, snorkeling, iatismo e outras excursões.
Em particular, Cayo Santa María tem 13 quilômetros de comprimento e dois quilômetros de largura (18 quilômetros quadrados). Suas praias chegam a 11 quilômetros, com nomes significativos como Perla Blanca, Las Caletas, Cañón e Cuatro Puntas.
Por sua vez, Varadero (a mais famosa do país) é muito mais do que uma praia em si.
Fundada oficialmente em 5 de dezembro de 1887 pela fusão comunal denominada Los Decembrinos, ali foram construídas várias casas de madeira e azulejos espanhóis, para depois se tornar conhecida com o surgimento das regatas de remo.
A formação geológica do local remonta ao Quaternário e o nome da península onde está localizado, Hicacos, responde a uma árvore verde com folhas espinhosas, um cacto típico que cobria essa porção de 22 quilômetros de extensão (sua maior parte é de 700 metros).
O nome de Varadero vem de ser uma costa arenosa rasa, onde os barcos levados pela maré encalhavam.
É o caso que o navegador espanhol Sebastián de Ocampo o descobriu em 1508 durante sua viagem à ilha e a primeira menção apareceu em 1540 em um mapa de Alonso de Santa Cruz.
Em 1950, foi construído o primeiro grande hotel na praia, o Internacional, agora reformado com uma instalação que protege o meio ambiente.
Em 1959 havia apenas três hotéis em Varadero, e atualmente são 40 com mais de 10 mil 500 quartos e um desenvolvimento ainda em construção, tornando-se o centro recreativo de toda a nação.
jcm/rfc/glmv