O presidente egípcio, Abdel-Fattah El-Sisi, recebeu ontem à noite nesta capital o rei da Jordânia, Abdullah II, e o príncipe herdeiro de Abu Dhabi, Sheikh Mohammed bin Zayed Al-Nahyan, disse o porta-voz do Executivo em comunicado, Bassan Radi.
Os três líderes enfatizaram a importância de respeitar o status quo legal e histórico na Mesquita de Al-Aqsa, em Jerusalém Oriental, pedindo esforços para restaurar a calma após a recente escalada de Tel Aviv.
Eles também pediram a esse país que pare com as medidas que prejudicam a solução de dois Estados e insistiram na necessidade de retomar as negociações “sérias e efetivas” para buscar uma solução para o conflito israelo-palestino de acordo com o direito internacional.
Segundo Rady, outro dos temas analisados foi a crise na Ucrânia e o papel do mundo árabe na resolução do conflito.
No início de abril, uma delegação da Liga Árabe viajou para a Rússia para se encontrar com o chanceler Sergei Lavrov e depois para a Polônia, onde se encontrou com o chanceler ucraniano Dmytro Kuleba.
Os dignitários destacaram durante seu encontro nesta capital a importância de priorizar o diálogo para buscar uma solução política para aquela guerra.
Eles também discutiram medidas para promover a cooperação entre as três nações, disse o porta-voz.
jf/rob/ls