Referiu a importância de promover a recreação hoteleira e não hoteleira e assim evidenciar a tradição, cultura e história desta especialidade.
Além disso, lembrou que já existe uma adequada reposição de profissionais neste segmento do turismo, demonstrada tanto na sua formação como em competições locais e internacionais.
É uma estratégia de crescimento para a cantina cubana baseada na formação constante de tais especialistas, disse
Lembrou que, como seus antecessores, o novo grupo de jovens bartenders formados nas escolas e academias nacionais, altamente preparados profissionalmente, prestigiam o comércio da gastronomia e do turismo em Cuba.
Ele destacou que esse critério ficou claro durante a recente realização da segunda edição do Junior Bartender Cocktail Competition 2022, realizado no Sibarita Bar-Terrace, no Centro Histórico de Havana.
Ele confirmou que os jovens competidores que hoje participam têm uma preparação profissional rigorosa, o que mostra sua capacidade para enfrentar qualquer evento desse tipo.
Ele especificou que esses novos bartenders substituirão os campeões que os precederam, como Emilio González (Maragato), Manuel Carbajo Aguiar, Constantino Ribalaigua Vert, Fabio Delgado, José Cuervo e Sergio Serrano, entre outros, que elevaram o prestígio do barra cubana.
Esses nomes citados pelo presidente da ACC respondem a uma trajetória da especialidade ainda antes de 1926, quando surgiu a primeira associação sindical desse tipo.
Participaram do referido concurso oito concorrentes, todos muito jovens, de diferentes municípios da capital, alguns graduados do projeto gastronômico La Moneda Cubana e outros trabalhadores de vários restaurantes privados da cidade.
A vencedora foi a profissional de 19 anos de La Moneda Cubana, Maité Delgado, com o coquetel El Beni long drink, no qual usou rum Havana Club Profundo, licor de maracujá, refrigerante de melão e água com gás como ingredientes, guarnecido com essência de frutas tropicais.
A segunda foi para o jovem formado no Habana Libre Hotel, Víctor Martínez, e a terceira para Saraelina García, também recém-formada no projeto La Moneda Cubana, um complemento perfeito para uma formação baseada em esforços privados e empreendedores.
mem/rfc/glmv