O local, reverenciado em suas telas por artistas famosos, foi erguido para apreciar os encantos dos mogotes ou elevações de topos arredondados, datados do período jurássico, e em cuja base ainda emergem vestígios curiosos do passado, como fósseis de amonite , o molusco desapareceu há cerca de 75 milhões de anos.
Além de conferir a beleza da região, declarada Paisagem Cultural da Humanidade, os recém-chegados podem agora desfrutar de um verdadeiro espetáculo de estátuas vivas, que interpretam personagens da região, considerada uma das terras mais antigas do Caribe.
Entre os magos do disfarce e da paciência, destacam-se entre os magos do disfarce e da paciência o típico camponês ou camponês de Viñalero, jogador de beisebol, vendedor de frutas e plantador de amendoim acompanhado de casquinhas de amendoim torrado, que posam por horas com o belo Vale de Viñales como “pano de fundo”.
Um fotógrafo orgulhoso de sua velha câmera também se destaca no grupo de atores, que dedicam parte do dia a preparar seus trajes e maquiagem para permanecerem inertes por várias horas, diante do olhar atônito de moradores e visitantes.
Turistas turcos, espanhóis e franceses visitam o miradouro onde costumam comprar lembranças do seu passeio pela zona -inscrita na Lista do Património Mundial pela simbiose quase poética entre o homem e o ambiente – assegurou à Prensa Latina um dos trabalhadores do local que vende livros e várias lembranças.
Juntamente com os famosos mogotes, praticamente sem paralelo no mundo, o Vale de Viñales guarda práticas agrícolas centenárias, como o cultivo do tabaco e as práticas artísticas.
Esse aspecto expressivo, cujas origens estão associadas às antigas civilizações grega e egípcia, está na moda em muitas cidades modernas, mas em Viñales é uma exposição que começou há relativamente pouco tempo.
Nesse ambiente, os personagens estáticos seduzem sem outros atributos além do próprio corpo, retocado com corantes e, em alguns casos, adornados com trajes e máscaras antigas.
carro/ap/glmv