De acordo com a reportagem da rede Sky News, o veículo autônomo tem uma bateria de sensores que lhe permitem fazer percursos pré-determinados sem que o condutor que segue presente, por motivos de segurança, tenha que dirigi-lo.
O projeto piloto, desenvolvido pela empresa britânica Stagecoach em associação com as empresas Fusion Processing, Alexander Dennis e Transport Scotland, também é financiado pelo Centro de Veículos Conectados e Autônomos (CCAV) do governo e inclui um total de cinco ônibus com capacidade para 36 passageiros cada.
Este é um grande passo em nossa busca para lançar o primeiro serviço de ônibus totalmente automatizado do Reino Unido, disse o gerente regional da Stagecoach, Sam Greet.
Assim que começarem a transportar passageiros no verão, cada um dos cinco veículos levará a bordo um motorista experiente que monitorará o sistema e um “capitão” que explicará as características do serviço aos viajantes.
O uso de ônibus autônomos no transporte público já é uma realidade em algumas cidades da Holanda, Estados Unidos e Espanha.
jcm/nm/bj