As autoridades locais ordenaram que os testes fossem realizados na terça, quinta e sábado em 11 outros distritos do município, depois de ontem ter prosseguido com esta medida em Chaoyang, onde se concentra a maioria das mais de 70 pessoas doentes detectadas desde a última sexta-feira.
A área repetirá a triagem amanhã e sexta-feira para seus 3,5 milhões de residentes, com especialistas considerando a decisão “oportuna, decisiva e necessária” para evitar a propagação em larga escala da “variante mícron do coronavírus SARS-CoV-2”.
Além da realização de PCRs, Beijing designou uma área central sob restrição com mobilidade zero e fechamento de hospitais, supermercados e empresas.
Também instruiu outras empresas do território a optarem pelo teletrabalho, atividades esportivas suspensas, feiras comerciais e apresentações culturais, e advertiu as pessoas para não viajarem ou celebrarem festas durante os próximos feriados do Dia do Trabalhador.
O governo local reiterou a estabilidade do abastecimento de alimentos e necessidades básicas diante de uma enchente de consumidores comprando em grandes quantidades por medo de um possível confinamento da capital chinesa.
Muitos supermercados ficaram por vezes sem estoque e outros prolongaram o horário de trabalho devido à alta demanda por alimentos, pois epidemiologistas alertaram que, dependendo do número de novas infecções detectadas, Beijing poderia apertar as medidas sanitárias e não descarta o isolamento como Xangai.
Na terça-feira, a China contou 52 mortes e 17.812 pacientes da Covid-19.
Mais uma vez, todas as mortes e a maioria dos doentes vêm de Xangai, o epicentro atual do surto que o país vem experimentando desde março passado e onde mais mortes são esperadas porque há 287 pacientes em condições graves e críticas.
Com estas estatísticas, o gigante asiático acumula agora pelo menos 14.951 mortes e 596.290 casos confirmados em seu continente, Hong Kong, Macau e Taiwan desde o surgimento da patologia e do coronavírus que a provoca em dezembro de 2019.
Além disso, 246.139 pessoas assintomáticas estão sob observação médica.
acl/ymr/bm