Os ingleses já eliminaram os merengues na competição continental no duelo anterior, mesmo que nas oitavas-de-final da temporada 2019-2020, com um resultado de 4-2 no jogo de ida e o de volta por 2-1.
No entanto, este é o sétimo encontro dos clubes nas competições europeias, sendo que os seis anteriores remontam à época 2012-13. Depois de não vencer nas quatro primeiras, os Citizens venceram as duas partidas restantes na segunda fase da disputa.
Com a vitória da semana frente ao Osasuna (3-1) e a derrota do FC Barcelona frente ao Rayo Vallecano (1-0), os blancos têm quase no bolso o 35º título da Liga, o que significaria o primeiro do italiano Carlo Ancelotti como treinador do Real Madrid e faria dele o primeiro treinador a vencer o campeonato nacional nas cinco principais ligas europeias.
Inspirado por seus recentes confrontos, em que escalaram frente o Paris Saint-Germain e deixou o atual campeão Chelsea na sarjeta, o Real Madrid espera levar para casa um bom placar como visitante para completar a passagem para a final em casa.
Para isso, Ancelotti espera recuperar dois homens importantes, como o zagueiro austríaco David Alaba e o meio-campista brasileiro Carlos Casemiro.
Caso Alaba não possa estar presente, José Ignacio Fernández “Nacho” entraria na retaguarda junto com o brasileiro Eder Militão, que volta após cumprir sanções, Dani Carvajal e o francês Ferland Mendy que se recuperou.
Se apostar no uruguaio Federico Valverde, o lugar de Casemiro provavelmente seria para o francês Eduardo Camavinga, que já o substituiu na semana passada.
Lá na frente, não faltará a dupla dinâmica formada pelo francês Karim Benzema, autor de 12 gols nesta temporada na competição continental e que marcou sete gols nos últimos três duelos europeus, com dois hat-tricks, e o brasileiro Vinicius Júnior, disposto a tirar proveito das dúvidas que o rival possa ter por trás.
Por sua vez, o City tentará eliminar outro clube espanhol depois de lutar para vencer o Atlético de Madrid nas quartas de final.
Um gol solitário do belga Kevin de Bruyne permitiu que ele viajasse com vantagem para o Wanda Metropolitano, onde os homens do técnico argentino Diego Pablo Simeone souberam segurar para conseguir um empate sem gols que deu a classificação aos ingleses.
Os discípulos do espanhol Josep Guardiola aspiram chegar à sua segunda final consecutiva na principal competição, que ele tem resistido durante a sua aventura no Bayern de Munique e no City.
O atual vice-campeão europeu recebe o Real Madrid sem o português João Cancelo, suspenso e que será substituído pelo ucraniano Oleksandr Zinchenko, e com o retorno do português Ruben Dias, titular pela primeira vez em um mês e meio.
Guardiola tem dúvida em relação ao lateral Kyle Walker, que perdeu-se nos últimos três jogos, e John Stones.
Possíveis escalações:
-Manchester City: Ederson; Walker, Ruben Dias, Laporte, Zinchenko; De Bruyne, Rodri, Bernardo Silva; Gabriel Jesus, Foden e Sterling.
-Real Madrid: Courtois; Carvajal, Militão, Alaba, Mendy; Valverde, Camavinga, Kroos, Modric; Valverde, Benzema e Vinicius.
-Árbitro: Istvan Kovacs (RUM).
-Estádio: Estádio Etihad.
acl/am/cm