Por meio de sua conta na rede social Twitter, o chefe da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América-Tratado de Comércio dos Povos, denunciou que a organização do encontro regional responde aos “caprichos” de Washington.
“É a Cúpula das Américas, ou é a Cúpula dos caprichos dos Estados Unidos da América”, brincou Llorenti na plataforma de comunicação.
As declarações do secretário-executivo da ALBA-TCP estão relacionadas com a denúncia feita esta semana pelo chanceler cubano, Bruno Rodríguez, sobre as reivindicações do governo norte-americano de excluir a ilha do encontro continental.
Em declarações à imprensa, o chefe da diplomacia cubana afirmou que os Estados Unidos exercem extrema pressão sobre muitos países da região que favorecem a participação da nação caribenha no evento.
As autoridades cubanas consideram que sua participação na mencionada cúpula poderia contribuir para questões francamente atuais, como as relacionadas ao enfrentamento da Covid-19 e a situação migratória existente na região.
carro/wup/glmv