O evento conta com um programa de 18 conferências, incluindo palestras e keynote lectures, onde um dos principais temas será o desenvolvimento de habitação social e habitat, com palestrantes da Venezuela e da Argentina.
Outros tópicos incluídos no evento são transformação e inovação na indústria da construção, manutenção e conservação de estradas, e a aplicação da nanotecnologia na produção de materiais de construção.
Dois workshops científicos internacionais também serão realizados em paralelo, dedicados aos Tipos e Usos de Cimentos em Cuba, assim como Materiais e Técnicas Alternativas de Construção, tendo como eixo central a cerâmica terrestre, vermelha e refratária.
Os tópicos enfocam a necessidade de inovação e a busca de novas tecnologias, bem como a mitigação do impacto climático do setor, como indicado pela tendência global de uso de cimento com baixo teor de carbono para reduzir as emissões de gases para a atmosfera.
Segundo o comitê organizador, uma das novidades do evento deste ano é que graças à tecnologia virtual, pessoas de outras latitudes poderão participar sem ter que estar na sede da Pabexpo em Havana.
Profissionais da América Latina se inscreveram principalmente para participar, além de representantes de empresas cubanas que poderão acessar o evento a partir de 75 pontos no país.
Além disso, as conferências serão gravadas em vídeo e carregadas na nuvem para aqueles que desejarem consultá-las.
A Empresa Cubana de Telecomunicações (Etecsa), Desoft e Aicros colaboraram neste esforço, sendo esta última a entidade dedicada ao desenvolvimento e comercialização de aplicações e soluções integrais de informatização e automação para o setor da construção na ilha.
Fecons 2022 está acontecendo desde 26 de abril no centro de exposições Pabexpo, com a Venezuela como convidada de honra.
oda/kmg/bm