A inauguração do evento, prevista para os próximos dias 3 a 7 de maio, está prevista na renovada Plaza América e seu Centro de Convenções neste balneário ocidental, o maior e mais importante do país, com o aval da segunda melhor praia do mundo de acordo com pesquisas estrangeiras.
Zulema Afá, organizadora de eventos daquela unidade, informou à Prensa Latina que as obras de reforma contemplaram o aumento da área de exposição e serão montados 30 estandes para o FIT, além de exposições de negócios, tecnologia e eventos e incentivos.
Representantes de companhias aéreas, operadores turísticos, cadeias hoteleiras e não hoteleiras, entre outros gestores da chamada “indústria do lazer”, vão estar presentes no encontro para promover produtos e ofertas em várias opções de mercado, disse Afá.
Na FITCuba-2022 estarão presentes trabalhadores autônomos, proprietários de pousadas, serviços gastronômicos, além de fornecedores de carnes e outros insumos, acrescentou o especialista.
Um evento de golfe recreativo chamado 40º Aniversário da FITCuba; a apresentação do DVD Paixão pela Identidade: Testemunho de figuras singulares da cultura cubana; e passeios de familiarização a Havana, Pinar del Rio e Cayo Largo del Sur, estão concebidos no programa do principal centro comercial turístico da ilha.
Dois anos sem poder realizar o FIT devido à presença mundial do coronavírus SARS Cov-2 que causa a Covid-19, representa um desafio para a realização do encontro em um setor considerado a locomotiva da economia cubana.
Especialistas internacionais têm insistido que o atual período de 12 meses pode significar a retomada, em nível global, da chamada “indústria sem fumaça”, por isso as autoridades locais apostam que o FITCuba-2022 significa uma nova etapa para esse vital ramo econômico, e relançar o extenso produto turístico cubano.
mem/wap/glmv