Ambos os tópicos serão abordados em uma análise do panorama político e de segurança regional, que ocorrerá em Kinshasa, capital da República Democrática do Congo (RDC), o Ministério das Relações Exteriores (Mirex) informou à imprensa em Luanda.
Angola participará do intercâmbio com uma delegação multisetorial, chefiada pelo chefe da Mirex, Téte António, que chegou na véspera ao país vizinho.
A reunião de dois dias ocorrerá durante uma sessão ministerial do Comitê Técnico Especializado em Defesa, Proteção e Segurança do Conselho Comunitário de Paz, disse a fonte.
Segundo Mirex, os ministros considerarão os relatórios elaborados por especialistas dos Estados membros, os chefes de pessoal geral, os comandantes gerais da polícia e da gendarmaria e os altos funcionários do Conselho de Paz e Segurança do CECEAC.
Eles também discutirão o alinhamento dos textos da Força Multinacional da África Central e a estrutura do Pessoal Geral Regional com o tratado revisado que sustenta a existência da entidade regional.
Segundo a agência, o chefe da diplomacia angolana entregou ontem em Kinshasa uma mensagem do Presidente João Lourenço ao seu homólogo da RDC, Félix Tshisekedi, sobre o interesse de continuar a aprofundar as relações bilaterais e multilaterais, incluindo assuntos de interesse mútuo a nível regional e continental. Os dois países, disse o Ministério das Relações Exteriores, mantêm contatos ao mais alto nível sobre questões relacionadas à paz, estabilidade e segurança na região.
Ambos são membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral e da Conferência Internacional na Região dos Grandes Lagos e compartilham uma fronteira comum de 2.511 quilômetros.
jf/mjm/bm