Em declarações à Prensa Latina, o engenheiro de telecomunicações afirmou que as medidas visam preparar o capital humano sobre o tema, o jurídico, para a dimensão tecnológica, que qualificou como fundamental, além das relações internacionais e da comunicação institucional.
Após a apresentação de seu livro Falando de cibersegurança, na sede do Ministério das Comunicações (Mincom), Pérez explicou que inicialmente foram aprovadas 42 medidas, que foram ampliadas mesmo em um cenário complexo na ordem política, econômica e ideológica mundial.
O ato de divulgação do volume, pelas Ediciones Citmatel, contou com a presença da chefe do setor, Mayra Arevich, que agradeceu a oportunidade e considerou importante ter material desse tipo.
No âmbito da Feira Internacional do Livro de Havana e através de videoconferência com a participação de todos os Escritórios de Controle Territorial do Mincom, o autor referiu-se ao objetivo primordial de descrever os eventos de segurança cibernética e, assim, contribuir para promover um melhor uso das tecnologias de informação e comunicação .
O trabalho inclui conversas realizadas entre maio de 2019 e abril de 2020 com Miguel Gutiérrez, especialista em sistemas informáticos e ex-diretor do Gabinete de Segurança de Redes de Computadores e ex-diretor geral de Informática da pasta daquele Estado.
Este último expôs como principais contribuições do texto, que permite, não só especialistas, mas também cidadãos cubanos, entender por que a cibersegurança é uma dimensão da segurança nacional.
Falando de cibersegurança contém um capítulo dedicado ao início de eventos deste tipo, medidas para reforçar a proteção do ciberespaço do país e guerra cibernética na Internet e redes sociais digitais.
Ele detalha o status quo da governança da Internet, as violações e o uso inadequado do espectro radioeletrônico nacional, entre outros.
O desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação, bem como a transformação digital em curso, impulsionam as empresas, os profissionais e a sociedade em geral a mudar a forma como pensam, agem e trabalham.
O relatório de segurança do Karpesky 2020 mostra que, durante esse ano, 10,18 porcento dos computadores de usuários do planeta sofreram, pelo menos uma vez, um ataque da Web de classe de malware.
acl/znc/glmv